15 de junho de 2013

Animais adoráveis: as simpáticas criaturas dos oceanos

foca-animal-planet
Foca-da-groenlândia: intensamente caçada por sua pele. 
Por Victoria Bembibre
Em 8 de junho, o planeta comemora o Dia Mundial dos Oceanos. Essas vastas massas de água ocupam 71% da superfície do planeta, mas menos de 10% já foram exploradas pelo homem. Ainda assim, sua biodiversidade é impressionante.
Os oceanos são o lar da baleia-azul, o maior animal da Terra, e também de criaturas estranhas e desconhecidas que vivem em suas profundezas abissais. Mas quais são os animais mais enternecedores?
Foca-da-groenlândia
Estas focas de aparência tão fofinha, alvo de campanhas de conscientização em todo o mundo, são cruelmente caçadas e assassinadas por sua pele. A foca-da-groenlândia é uma exímia nadadora, pode mergulhar a 300 metros de profundidade e permanecer submersa por até 15 minutos. Em estado selvagem, vive até os 30 anos e pode pesar 180 quilos. Não parece um bichinho de pelúcia?
Beluga
beluga-animal-planet
©Mike Johnston/Creative Commons
Esta baleia costuma nadar a 800 metros de profundidade e pode permanecer até 25 minutos sem subir para respirar. Seu nome deriva de uma palavra russa que significa “branca”, que é a coloração uniforme dos espécimes adultos. Por meio de diferentes respirações, ela é capaz de alterar o formato de sua cabeça. Além de ter uma aparência simpática, as belugas também são baleias muito sociáveis.
Tartaruga-verde
tartaruga-verde-animal-planet
Quando nascem, as tartarugas-verdes enfrentam o maior desafio de sua vida. 
Apesar de as tartarugas não terem tantos fãs como as outras espécies, esta espécie inspiraou documentários e filmes de animação. O momento mais importante da vida de uma tartaruga-verde recém-nascida é quando abandona o ninho em direção às águas cálidas do oceano. No caminho, enfrentará múltiplos predadores, como caranguejos e gaivotas. Se chegar ao mar sã e salva, pode alcançar até um metro e meio de comprimento, pesar mais de 300 quilos e viver até os 80 anos de idade.
Golfinho-nariz-de-garrafa
golfinhos-animal-planet
©Regien y Carlos/Creative Commons
Como outros golfinhos, o nariz-de-garrafa é conhecido por suas habilidades de comunicação. Ele é capaz de emitir uma amplia variedade de sons e saltar a até seis metros da superfície da água para transmitir uma mensagem a um companheiro.
Assim como os morcegos, os golfinhos utilizam a ecolocalização para se orientar, gerando sons que são rebatidos pelos objetos ao seu redor. O nome vem do formato de seu bico, que mede de seis a sete centímetros. Os golfinhos são uma das criaturas mais sociáveis e inteligentes do mundo, e não é à toa que aparecem em tantos filmes e séries de TV.
Pinguim-de-barbicha
pinguim-animal-planet
Os pinguins-de-barbicha são uma das subespécies mais agressivas. Christopher.Michel
Este pinguim possui uma linha negra abaixo do bico, que inspirou seu nome e parece uma barbicha ou máscara. Apesar de ser menor que outras variedades, o pinguim-de-barbicha é um dos mais corajosos e não tem medo de enfrentar adversários maiores. Costuma defender seu território com agressividade, já que não é uma subespécie migratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário